A Portaria Autônoma é uma solução inovadora para condomínios comerciais, residenciais e empresariais que permite o autoatendimento de prestadores e visitantes.

É caracterizada pela ausência de porteiro físico, dando total liberdade aos moradores ou funcionários cadastrados decidirem quem pode, ou não, entrar no condomínio.

Nesse artigo, destacamos o funcionamento, os benefícios e os cuidados que o condomínio, como um todo, precisa considerar ao optar pela Portaria Autônoma.

O que é a portaria autônoma?

Basicamente, a Portaria Autônoma é um sistema de controle de acesso onde os condôminos são responsáveis direto pelo atendimento de suas visitas, entregas e de seus prestadores de serviços.

Essa solução não exige um alto investimento em equipamentos caros, bem como, grandes mudanças estruturais.

Nesse sentido, a Portaria Autônoma é indicada para condomínios que não possuem portaria física e condomínios de menor porte, tanto residenciais quanto comerciais.

Em suma, é uma ótima opção para condomínios que buscam formas de controlar o acesso de visitantes, mas não possuem recursos suficientes para implantar soluções de segurança de alto custo.

Como funciona a portaria autônoma?

Através de um interfone com teclas numéricas instalado na entrada do condomínio, o visitante ou prestador pode chamar o ramal, número do apartamento ou da sala comercial.

A chamada toca diretamente no interfone do apartamento ou da sala comercial e decide entre liberar ou não a entrada. 

Outra forma de atendimento é através de um aplicativo instalado no smartphone do usuário que, por meio da câmera localizada na portaria, identifica quem está chamando, decidindo sobre a liberação do acesso.

O condômino também pode direcionar a chamada para outro número ou atender o visitante, através do aplicativo, mesmo não estando no local. Dessa forma, a liberação pode ser feita remotamente, por uma chave de acesso.

O funcionamento via aplicativo é muito simples, basta o condômino estar conectado à internet, via dados ou wi-fi, já que a Portaria Autônoma utiliza a internet do condomínio para a comunicação.

Portaria Autônoma x Portaria Remota

Um dúvida bastante comum é a diferença que a Portaria Autônoma têm em relação à Portaria Remota.

Na Portaria Remota, o visitante ou prestador aperta um botão e gera uma chamada para a central de atendimento. O atendente realiza o contato e coloca em espera.

Esse atendente, entra em contato imediatamente com o proprietário da unidade, que autoriza ou não a entrada. Logo após, volta a falar com o visitante, realizando a liberação do acesso, ou não, de acordo com a instrução do condômino.

Em síntese, concluímos que, diferentemente da Portaria Remota, a Portaria Autônoma é um sistema de controle de acesso totalmente comandado pelos condôminos.

Responsabilidades dos condôminos e funcionários

Antes de mais nada, se o seu condomínio está pensando em implantar a Portaria Autônoma, leve em consideração o fato de que que, essa solução, não possui uma central de monitoramento e atendimento, como acontece com a Portaria Remota.

Além disso, também não existe o porteiro físico para realizar o controle de acesso. Nesse sentido, é muito comum que, como cada condômino é responsável pelo controle de acesso, isso gere incertezas sobre a segurança dessa solução.

Por isso, é de extrema importância que todos os moradores e funcionários sigam protocolos rígidos de segurança.

Pois, sabemos que as maiores falhas na segurança acontecem quando os moradores não seguem as regras impostas pelos condomínios.

Enfim, caso o condomínio queira flexibilizar as opções de acesso, principalmente em horário comercial, é recomendável ter o zelador ou outro funcionário autorizado para auxiliar no atendimento.

Principais vantagens da Portaria Autônoma

Primordialmente, investindo em uma portaria autônoma, os custos com encargos trabalhistas de portaria física zera, pois não há a necessidade de funcionários para o controle de acesso.

É importante frisar que essa economia com a folha salarial, impacta em taxas condominiais mais baixas para os moradores.

Além disso, a implementação da Portaria Autônoma é feita de forma fácil e ágil, já que não é necessário grandes mudanças estruturais.

Outra vantagem pouco citada é para quem realiza atendimentos em consultórios, clinicas, estúdios, entre outros, localizados em condomínios comerciais.

Onde você poderá atender de forma personalizada os seus clientes ou pacientes, sem a necessidade de recepcionista, trazendo maior controle em seus agendamentos.

A Portaria System é o fornecedor ideal para o seu condomínio

Nossa solução em Portaria Autônoma conta com funcionalidades exclusivas, pensadas para o seu condomínio, como por exemplo:

  • Aplicativo para liberação de visitantes e histórico de entradas e saídas;
  • Liberação prévia através de QR Code;
  • Integração com CFTV;
  • Entrada de moradores por biometria digital ou facial.

Além disso, oferecemos outras soluções e serviços que garantem a a redução real de custos para o seu condomínio.

Nosso diferencial é possuir uma central própria de atendimento e monitoramento, garantindo a qualidade e a excelência no serviço prestado.

Por isso, se o seu condomínio quer economizar e ter a melhor tecnologia à disposição, entre em contato conosco!

Portaria System
Telefone: 11 4063-9844
E-mail: contato@portariasystem.com.br
Instagram | Facebook