A Biometria Facial é um dos vários métodos de autenticação que estão sendo adotados pelos condomínios, como parte dos parâmetros de acesso sem contato físico.

Esta forma de acesso, utiliza câmeras de alta resolução, assim como, tecnologia de Inteligência Artificial para escanear os recursos faciais, exclusivos de cada condômino, para a verificação de identidade.

Nesse artigo, vamos explicar como funciona a biometria facial e os benefícios aliados à Portaria Remota.

O funcionamento da biometria facial

No acesso por biometria facial a identificação acontece baseada em centenas de pontos únicos, conhecidos como pontos nodais. O sistema estuda esses pontos e cruza os dados para chegar à imagem final.

O cadastro é feito a partir da análise de uma imagem capturada previamente pelo sistema e comparada com os arquivos armazenados na base de dados. Dessa forma, a entrada só é liberada se a imagem for fiel ao rosto que se apresenta no sistema.

A aproximação da pessoa permite a liberação, mesmo que tenham acontecido mudanças na aparência desde o último acesso, como barba, corte de cabelo, uso de óculos e até de máscaras faciais.

A tecnologia consegue identificar o usuário mesmo com 35% do rosto coberto e o sistema utiliza códigos antifraude para garantir o reconhecimento.

Os leitores de biometria facial são extremamente precisos e a área de leitura dos equipamentos é maior, tornando a identificação muito mais rápida.

O acesso nos condomínios

Acima de tudo, o reconhecimento pela câmera com inteligência artificial coloca um fim em confusões e falhas de segurança para a liberação de pessoas que devem ou não entrar no condomínio.

Os moradores e funcionários tem acesso livre ao condomínio, pois já terão sua biometria facial previamente cadastrada.

Ou seja, o acesso que antes era feito por tag, biometria digital, crachá, ou outro meio, é feito de forma fácil, ágil e prático através da biometria facial.

Dessa forma, o acesso continua seguro, mas com muito mais comodidade para os condôminos.

Para visitantes, prestadores ou clientes, o atendimento continua sendo feito através do interfone pela central da Portaria Remota e o operador entra em contato com o condômino para realizar a liberação. Todas as informações de acesso continuam sendo registradas.

Enfim, a ausência de contato físico para a validação do acesso é fundamental para garantir a biossegurança do condomínio!

Os benefícios da biometria facial na portaria remota

Os dispositivos de biometria facial fornecem autenticação precisa e altamente segura, quando comparada com dispositivos de acesso tradicionais, como tags ou chaves, por exemplo, que podem ser clonadas, roubadas ou usadas indevidamente.

Além disso, se o usuário esquecer ou perder seu dispositivo, ele não conseguirá acessar o condomínio.

A tecnologia também oferece muito mais comodidade para os condôminos que não precisarão mais portar esses dispositivos.

Ao mesmo tempo, o condomínio elimina os gastos de gerenciamento, compra e reposição de chaves, tags, crachás, ou qualquer outro dispositivo de acesso.

O sistema apresenta uma taxa de precisão de 99%, velocidade de reconhecimento facial de 0,3 segundos e possui criptografia de dados para proteger a privacidade dos usuários. Além da segurança no acesso, a tecnologia elimina o risco de falhas humanas.

A tecnologia também garante que não haja entrada de criminosos e, em caso de tentativa de violação, nossa central de Portaria Remota executa as medidas de segurança necessárias. A Inteligência Artificial é configurável para detecção de suspeitos.

Por último, os sistemas de controle de acesso por biometria facial permitem a integração com outras plataformas. A integração com atendimento, controle de ponto, sistemas de pagamento automático ou sistemas de gestão de edifícios, ajuda a desenvolver condomínios inteligentes.

Implante a Biometria Facial em seu condomínio

Como vimos, os benefícios da biometria facial na portaria remota são inúmeros e vantajosos sobre outros métodos de controle de acesso.

A portaria remota aliada ao controle de acesso por biometria facial aumenta a segurança do condomínio e a saúde dos condôminos.

Consulte a nossa equipe comercial através dos contatos abaixo e receba um orçamento personalizado para o seu condomínio, bem como, tire eventuais dúvidas sobre a biometria facial e a portaria remota.

Portaria System
Telefone: 11 4063-9844
E-mail: contato@portariasystem.com.br
Instagram | Facebook