Seu condomínio está passando por problemas financeiros? E não está tendo dinheiro para cobrir gastos para realizar melhorias, obras e para pagar funcionários? Uma saída seria optar pelo Crédito exclusivo para condomínio.

Neste artigo, esclareceremos todas as suas dúvidas sobre este tema para que você possa aplicá-lo com confiança e segurança e não sair perdendo.

Acompanhe!

O que é crédito exclusivo para condomínio?

O crédito exclusivo para condomínio é oferecido por muitos bancos e empresas em forma de empréstimo para ajudar financeiramente condomínios que necessitam de um valor para equilibrar suas contas, realizar reformas, ajudar no pagamento do décimo terceiro dos funcionários, entre outros.

Abaixo, citamos algumas empresas e instituições financeiras que oferecem este tipo de serviço:

Vantagens do crédito exclusivo para condomínios

Este tipo de crédito exclusivo foi criado pensando nas necessidades e características de um condomínio. Por mais que tenha um CNPJ, um condomínio residencial não tem as mesmas características de uma empresa.

O primeiro ponto importante é que novas receitas não serão geradas a partir do empréstimo, outra característica é o fato do síndico ter que se responsabilizar por um empréstimo adquirido em uma instituição financeira tradicional.

Com este sistema de crédito para condomínios, o Síndico não precisa colocar seus bens como garantia. Como veremos abaixo, a aprovação dos moradores em assembleia pode ser suficiente para captação do recurso, sem fiadores ou avalistas.

Onde posso usar este tipo de crédito?

  • Pagamento de dívidas acumuladas em nome do condomínio;
  • Encargos trabalhistas como décimo terceiro, férias ou demissão;
  • Contratação de grandes obras como pintura de prédios e fachadas ou reformas estruturais;
  • Implantação de tecnologias como painéis solares, sistemas de segurança ou portaria remota;
  • Troca de equipamentos caros como elevadores.

Como devo proceder para adquirir o crédito exclusivo para o condomínio ?

Escolha a melhor condição

Para adquirir o crédito exclusivo é necessário escolher uma empresa ou instituição financeira que ofereça este tipo de crédito.

Evite instituições que façam venda casada, condicionando a linha de crédito à aquisição de outros produtos, pois isto pode onerar seu caixa ou encarecer indiretamente o empréstimo.

Feito isso, consulte todas as condições de cada instituição como taxas, número máximo de parcelas e prazos de carência. Analise todos os critérios e selecione as instituições que ofereçam as condições mais vantajosas ao seu condomínio para levar para aprovação em assembleia.

Comunique os condôminos

Todas as etapas e o processo de contratação de crédito para o condomínio, devem ser discutidos em conjunto com os condôminos em Assembleia:

  • Primeira etapa: discutir e aprovar a necessidade do crédito e qual será a sua aplicação.
  • Segunda etapa: avaliar as condições ofertadas pelas instituições. Quais oferecem maior segurança a curto e longo prazo? Quais cobram menores taxas?
  • Terceira etapa: escolher a instituição com as melhores condições.
  • Quarta etapa: a efetivação da contratação do crédito.

Dessa maneira, quando o valor de crédito solicitado é acima de R$ 20 mil a instituição contratada exigirá uma ata assinada pelos conselheiros e síndico com a aprovação feita na Assembleia. Até R$ 20 mil apenas a assinatura do síndico e dos conselheiros.

Portanto, todos são responsáveis pelo pagamento da dívida (condôminos e síndicos). O ideal é que o valor mensal seja rateado e incluído na taxa condominial.

Quanto tempo demora para sua aprovação?

Depois que fizer a solicitação, a duração de aprovação das linhas de crédito varia. Depende muito da instituição escolhida pelo condomínio. Assim, esta pode ser aprovada dentro de 3 dias ou em até uma semana.

Planejamento também é a saída

Antes de mais nada, caso esteja buscando crédito para o pagamento de dívidas, a inadimplência pode ser um fator gerador desse impacto no seu fluxo de caixa.

Antes de mais nada, pense por um momento, se a inadimplência do seu condomínio estivesse controlada, talvez não fosse necessário a contratação de linhas de crédito exclusivas para o seu condomínio.

Sobraria dinheiro para realizar todas as melhorias necessárias para deixá-lo valorizado e seguro para todos os moradores.

Assim sendo, avalie este ponto, realize um planejamento detalhado para não precisar ficar dependente das linhas de crédito frequentemente.

Leia este artigo que pode te ajudar: Como reduzir a inadimplência no condomínio

Agora você já sabe como adquirir o Crédito exclusivo para o condomínio!

Por fim, converse com os condôminos e adquira a melhor solução de crédito exclusivo para o seu condomínio!

Quer saber mais sobre as diretrizes e novidades do mundo condominial? Então continue lendo o blog da Portaria System.

Notícias que também podem te interessar:

  1. Qual é a diferença entre Portaria Virtual e Remota
  2. Condomínio mais Sustentável
  3. Como se posicionar em Assembleias de Condomínio

Conheça também o nosso simulador e saiba quanto custaria uma portaria remota no seu condomínio clicando aqui.