Um Condomínio mais sustentável contribui para preservação do meio ambiente, reduz os custos e despesas do condomínio e melhora o estilo de vida dos condôminos.

Com apenas algumas mudanças e atitudes seu condomínio pode chegar neste patamar. Quer saber como?

Então acompanhe o artigo!

Energia Limpa – Painel Solar

A energia solar fotovoltaica é uma opção muito benéfica para contribuir com o meio ambiente e diminuir às despesas do condomínio.

Contudo, o custo de investimento inicial é elevado, porém a longo prazo esta pode gerar economia de 80% de energia nas contas do condomínio, além de não necessitar de manutenção regular por pelo menos 25 anos.

Sua instalação normalmente é realizada no telhado dos prédios, assim permite um maior aproveitamento da energia do solar durante todo o dia, ou nas garagens do condomínio. Em ambos os modos os painéis devem estar apontados para o norte com uma inclinação suave.

Porém, para realizar a sua instalação é necessário alguns equipamentos: painéis solares (que capturam a luz do sol), estrutura suporte (para fixar as placas), inversor interativo (responsável por converter a energia solar em elétrica) e o string-box (caixa com os dispositivos de segurança.

Discuta essa alternativa nas reuniões da Assembleia do Condomínio e paute estas vantagens!

Lâmpadas Led e Sensores de Presença

Use a tecnologia a seu favor! Chega de usar lampadas convencionais, substitua por lâmpadas led que diminuem em até 60% o consumo de energia.

Realize a troca, e instale em conjunto sensores de presença que possibilitam um maior controle e diminuição de custos.

Assim, com os sensores de presença aquele ambiente que esta em desuso, principalmente a noite, não ficará iluminado sem necessidade, por isso instale em garagens, quadras, corredores,em banheiros, etc.

Horta do Condomínio

Parece coisa de novela, mas com muita organização e planejamento é possível! Uma horta comunitária pode ser benéfica para todos, diminuindo custos com a compra de alimentos e ainda tornando a vida dos condôminos mais saudável.

Assim, antes de mais nada, reúna a Assembleia do Condomínio para aprovação e discussão das regras de utilização da horta pelos condôminos.

Primeiramente, deve ser decidido qual será o tamanho da horta, o que será plantado, quem ficará responsável pela sua manutenção e qual será os custos investidos (água, adubos, fertilizantes, mão de obra, etc).

Analisados estes pontos, agora é hora de decidir qual será a frequência das colheitas e como estas serão distribuídas para cada condômino.

Assim, o que vale aqui é o bom senso, não adianta os condôminos optarem por realizar a colheita individualmente, sem nenhum tipo de critério e alguém acabar ficando sem nada para isso uma quantidade deve ser definida.

Além disso, cuidados com a segurança dos alimentos é essencial, assim se houver uma suspeita de pragas, deve ser comunicado ao zelador ou síndico, caso não haja um jardineiro responsável.

Reciclagem

Não menos importante a reciclagem tem um papel fundamental na sustentabilidade de um condomínio.

A simples separação do lixo orgânico e inorgânico pode trazer para os condôminos inúmeros benefícios como a utilização do lixo orgânico para adubagem, geração de energia, e a separação do lixo inorgânico para limpeza e organização correta do descarte do lixo.

Reúna os condôminos e discuta estes pontos para tornar seu Condomínio mais Sustentável!

A Portaria System é conhecida por atuar na área de segurança condominial, porém também nos preocupamos com o bem-estar e estilo de vida dos nossos condôminos, por isso sempre tentamos trazer assuntos diversos para os nossos artigos, assim podemos aprender juntos!

Portaria System alia tecnologia e processos padronizados que garantem a mais alta segurança da sua família com redução de custos real para seu condomínio.