Quer saber Como se posicionar em Assembleias de Condomínio e ainda conseguir impor suas opiniões e críticas de maneira eficiente? Então acompanhe este artigo!

Importância do Comportamento em Assembleias de Condomínio

A segurança condominial é de extrema necessidade, porém nós da Portaria System também nos preocupamos em dar destaque para a importância das Assembleias de Condomínio.

Os principais assuntos abordados nas Assembleias são os problemas da comunidade, despesas, normas que regem o condomínio, escolha do síndico, prestação de contas, valores das contribuições dos condôminos, entre outros.

São nas Assembleias que você terá a oportunidade de debater e se impor, expondo suas opiniões e desejos de melhoria.

Como principal exemplo, podemos observar que muitos moradores que residem em apartamentos antigos tem o desejo de implementar novas tecnologias nos condomínios como a Portaria Remota, mas não conseguem debater por falta de postura e ética nas reuniões.

Temos que respeitar a opinião dos outros e saber debater de forma saudável, afinal vivemos em comunidade e nada se resolve sozinho.

Agora, vamos falar um pouco das primeiras exigências para poder participar de uma Assembleia de Condomínio.

Quem pode participar das Assembleias?

Abaixo, citamos quem tem o direito de participar e votar nas reuniões:

  • Síndicos
  • Representantes Legais (deve ter procuração específica)
  • Proprietários
  • Inquilinos ( podem ser proibidos pela Assembleia, contudo aos autorizados devem possuir o contrato de locação, e só podem votar em reuniões específicas).

Assim, para poder exercer o direito de participar das reuniões da Assembleia, é necessário não possuir nenhuma dívida de pagamento das taxas e multas do condomínio.

Assembleia de Condomínio Condutas e Postura

Primeiramente, você deve ficar atento ao edital de convocação, neste se encontram informações como datas e horários, além do tema que será discutido na reunião. Este deve ser assinado por 1/4 dos condôminos quando não é de interesse do síndico convocar a reunião.

Portanto, não chegue atrasado e fique atento ao tema definido da reunião, você pode causar uma má impressão se fugir do tema, pode ser visto como uma pessoa desatenta ou que quer aparecer. Depois do tema definido ninguém pode alterá-lo.

Expondo opiniões em Assembleias de Condomínio

Se você tem uma ideia e quer convencer os demais você deve agir com cautela, não adianta impor suas ideias com ignorância e falta de ética.

Uma boa dica é treinar sua oratória, treine na frente do espelho e pesquise exemplos para ajudar na sustentação dos seus argumentos. Lembrando, seja objetivo e claro nas suas ideias e evite palavras como: “eu acho”, “eu ouvi”, “me falaram”.

Assim, quando quiser expor a sua opinião peça educadamente ao presidente da mesa e aguarde sua vez. Nunca converse, use o celular ou deboche enquanto alguma pessoa estiver expondo sua opinião, é extremamente desrespeitoso e demonstra falta de postura.

Por fim, respeite o voto da maioria, evitando brigas desnecessárias, sair na briga com qualquer pessoa apenas te causará mais problemas e não mudará as decisões finais da Assembleia.

Com essas dicas, temos certeza que você se sentirá mais seguro para expor suas opiniões e como se posicionar em Assembleias de Condomínio, mantendo uma postura favorável nas reuniões.

A Portaria System acredita e apoia na segurança e na importância do diálogo de forma que este traga melhorias para o condomínio.

Acompanhe o nosso blog e fique sabendo das últimas notícias sobre condutas e segurança dos condomínios.

Portaria System alia tecnologia e processos padronizados que garantem a mais alta segurança da sua família com redução de custos real para seu condomínio.