A inadimplência do seu condomínio está fora de controle?

Tome uma atitude! Antes que o prejuízo seja ainda maior! Neste artigo te daremos algumas dicas de como reduzir a inadimplência do seu condomínio em poucos passos.

Continue lendo este artigo e tire seu condomínio dessa “armadilha”!

Comunicação – Condôminos informados

O primeiro ponto a ser analisado é: como anda a comunicação entre os condôminos e síndico no condomínio?

Não adianta começar a comunicar um problema no dia que ele aparecer: a comunicação deve ser constante e direta para conscientizar os condôminos de que eles são os responsáveis pelo fechamento das contas, e que pequenas mudanças em suas atitudes podem reduzir radicalmente a inadimplência do condomínio e contribuir para a economia de todos.

A comunicação é a chave de tudo!

Abaixo, citamos alguns exemplos para melhorar a comunicação e conscientização dos condôminos sobre a inadimplência:

  • Durante as reuniões de assembleia demonstre com casos reais (cases) o impacto que apenas um condômino pode gerar no condomínio quando deixa de pagar a taxa. Demonstre esses dados em forma de gráficos, desenhos, apresentação de powerpoint para que todos, até os mais leigos, consigam entender.
  • Informe seus condôminos sobre a importância da taxa condominial por meio de folhetos, cartilhas com informações simplificadas sobre a importância da taxa condominial.
  • Coloque em um papel tudo que poderia ter sido feito no condomínio, se todos tivessem em dia com o pagamento da taxa, demostrando nas reuniões. Reformas, manutenções e melhorias em geral.

Adote medidas de sustentabilidade

Economize Água

É muito importante, adotar medidas de economia de água no seu condomínio para, consequentemente, reduzir a taxa condominial. Abaixo citamos 5 dicas simples para economizar água no seu condomínio:

  1. Captação da água da chuva para reuso: lavagem de áreas comuns do condomínio.
  2. Invista em hidrômetros individuais para que nenhum condômino arque com as despesas do outro.
  3. Utilize redutores de vazão em torneiras e chuveiros do condomínio, assim como a troca de vasos sanitários por novos, com uma caixa acoplada que podem garantir uma economia maior.
  4. Realize a manutenção e inspeção de vazamentos e infiltrações, constantemente, para que você possa tomar uma atitude o quanto antes.
  5. Instale aquecedores elétricos nas saídas das torneiras que garantem uma economia mais eficiente do que a utilização de aparelhos centrais.

Economize Luz

A economia de luz é outro fator primordial para a redução da taxa do condomínio. Neste quesito é necessário utilizar algumas tecnologias e a observação para saber quais lugares estas podem ser aplicadas:

  1. Troque lâmpadas comuns por lâmpadas LED que minimizam os custos em até 80%.
  2. Utilize sensores de presença, em corredores, churrasqueiras, quadras, etc, para que a luz apenas seja acessa quando algum condômino estiver no local.
  3. Programe os elevadores para que eles não tenham que descer sempre até o térreo, ou fiquem subindo e descendo quando ninguém estiver solicitando-os.
  4. Instale placas solares, estas podem reduzir em até 95% na conta de luz do condomínio. O investimento inicial é alto, mas compensam o valor gasto em longo prazo.

 Previsão orçamentária organizada

O planejamento financeiro não é uma tarefa fácil. É necessário muita cautela para realizar previsões que possam cobrir qualquer tipo de despesa futura e esta não deve ser realizada de última hora.

Por isso, é muito importante realizar uma previsão orçamentária para doze meses, seguindo alguns passos importantes.

Abaixo, separamos um vídeo do canal Tudo Condo que dá 10 dicas de como você pode realizar uma previsão orçamentária eficiente no seu condomínio. Assista clicando no vídeo abaixo:

Tecnologia para diminuir custos no seu condomínio

Muitos condôminos ainda possuem uma certa resistência na hora de contratar e aplicar soluções tecnológicas nos seus condomínios.

Porque muitos ficam assustados com os custos iniciais, esquecendo de avaliar o retorno sobre o investimento destas. Portanto, abaixo, citamos a Portaria Remota uma tecnologia que está contribuindo para o corte de custos em muitos condomínios pelo país:

Portaria Remota

A portaria remota é uma tecnologia que vem sendo implementada nos condomínios, sendo reconhecida por aumentar a segurança e garantir o corte de custos do condomínio.

Podemos citar, principalmente, a redução de custos para manter os funcionários presencialmente na portaria, o valor é reduzido em até 50%.

Dessa forma, todo processo de monitoramento de segurança é realizado por uma base de atendimento remota que funciona 24h por dia, sete dias por semana, registrando a saída e entrada de moradores, de visitantes, encomendas, etc.

Se interessou por essa tecnologia? Então saiba mais neste artigo: Portaria Remota, saiba o que é e como funciona.

Realize a Manutenção preventiva

Não adianta nada adquirir novas tecnologias e adotar medidas de corte de custos, já citadas por esse artigo, se não houver uma checagem e manutenção regular destas.

A manutenção preventiva pode contribuir para a redução de despesas a longo prazo. Como exemplo, podemos observar os custos com elevadores:

Quanto custaria para realizar a manutenção deste X quanto custaria seu reparo, caso algum acidente ocorresse com vítimas?

O custo pelo acidente seria muito maior, não é mesmo? Pense nisso e implemente o quanto antes medidas de manutenção.

Abaixo, daremos algumas dicas para você colocar a manutenção do seu condomínio em dia:

  • Realize uma lista de prioridades: os equipamentos que podem dar mais prejuízos devem estar no topo da lista de checagem.
  • Nesta lista de checklist coloque todos os equipamentos que precisam de manutenção no condomínio e suas respectivas datas de checagem.
  • Além da checagem de itens estruturais como paredes e colunas, e de equipamentos como elevadores e bombas d´água, também é necessário realizar inspeções periódicas da rede elétrica. 

Agora você já sabe como reduzir a inadimplência do seu condomínio!

Aplique estas dicas para reduzir a inadimplência do seu condomínio e se mantenha sempre atualizado sobre as questões financeiras.

Quer saber mais sobre as diretrizes e novidades do mundo condominial? Então continue lendo o blog da Portaria System.

Notícias que também podem te interessar:

  1. Qual é a diferença entre Portaria Virtual e Remota
  2. Condomínio mais Sustentável
  3. Como se posicionar em Assembleias de Condomínio

Além disso, conheça o nosso Simulador e saiba quanto custaria uma portaria remota no seu condomínio clicando aqui.